Clipes sinistros- Nine inch nails

A banda americana Nine Inch Nails é conhecida como uma das maiores referências quando se fala de rock industrial (que a grosso modo, é uma mistura de rock pesado com música eletrônica).

Eles mostram como sintetizadores e guitarras são uma mistura perfeita. Além de possuir um estilo musical totalmente experimental e inusitado, seu vocalista, Trent Reznor, sempre foi muito ousado e polêmico(mais q MAMILOS!kkkkk), inaugurando um tipo de performance que se tornou a marca da banda. Em todos os shows, os efeitos visuais no palco (a partir de telões atrás da banda) causam um grande frenesi no público, juntamente com o clima de adrenalina que as músicas já possuem naturalmente, levando o espetáculo ao auge.

Agora, estando a par de todo esse apelo visual e estético do NIN, vêm a pergunta: e os videoclipes deles, como são? Em uma palavra: surreais.

Dificilmente você irá encontrar clipes da banda que não possuam algum aspecto de excêntrico e abstracionista, o que é perfeitamente condizente com o som que eles fazem (excetuando alguns clipes como The Hand That Feeds, onde temos apenas cenas da banda em performance normal).

Mark Romanek, o grande mentor das loucuras videoclípticas do NIN, dirigiu uns dos maiores sucessos e preciosidades da banda (e também mais bizarros).

Dentre eles temos Closer, clipe censurado pela MTV americana por mostrar cenas polêmicas, como um macaco sendo crucificado. Cenas como essa foram substituídas por cartelas onde se encontram escrito “scene missing”, possibilitando assim uma adaptação do clipe para uma versão comercializável. Apesar disso, frases da música como “I want to fuck you like an animal” dariam muita dor de cabeça para os chefões da emissora, o que limitou um pouco a sua exibição. É um clipe de uma subjetividade incrível, com uma atmosfera onírica de onde procriam as mais obscuras imagens do subconsciente.



Outro clipe dirigido por Romanek e que tanto fãs quanto os indiferentes a banda costumam apreciar é o da música The Perfect Drug. É um clipe totalmente surreal, onde cenas de alucinações causadas por absinto e imagens que lembram pinturas são ritmados de forma sensacional pela música. Uma possível associação a Edgar Allan Poe e seu poema O Corvo também encontram brechas nesse clipe. Totalmente sombrio e genial.



Incrivelmente rico em imagens e com uma fotografia impecável, os clipes do Nine Inch Nails pregam uma profunda e indissociável relação entre o ritmo da música e nos cortes.

Há também quem diga sobre a sensualidade dos clipes, muito enfatizados pelos gestos e caras-e-bocas de Trent (melhor exemplo disso é o já mencionado Closer).


Eis o videoclip closer...porém... há umas cenas um tanto que desagradáveis, e nudez...porém, para quem quer ver mesmo assim...

Nine Inch Nails - Closer por notpil
E aqui está Perfect drug, que contém um clima meio surreal e estilos góticos...



Gosto bastante do NIN a minha preferida deles é Dead souls, musica tocada no filme O Corvo( já visto aqui no blog)

0 comentários:

2leep