Tudo sobre o VODU

Oieee pessoal, trouxe para vocês uma matéria sobre Vod, espero que gostem










O vodu possui vários significados e grafias, na qual as mais usadas são vodu, vooduu, woodoo, hoodoo. Especialistas acreditam que a origem da palavra vem da bruxaria medieval, no qual os praticantes eram os valdenses ou voudois.
E dizem também que o vodu seria criado pelos negros trazidos do Haiti, que tiveram influências cristãs e dos índios arauaques. E da fusão da crença Daomé cristianismo e arauaques. Surgiu o vodu.

Há dois tipos de vodus Dada- canzo; em que seus rituais são católicos sem uso de sacrifício. E o Vodu Petro ou Magia negra. Em que são usados sacrifícios, invocação ao diabo, ou seja são feitas para o mal.
Os mais usados da magia negra são:

Esfinge e alfinetes- O boneco feito para representar uma pessoa inimiga é espetado com a intenção de atingir a pessoa

Zombies- no ritual o feiticeiro ressuscita o morto e transforma-o em um tipo de zumbi( geralmente o zumbi servirá o feiticeiro)

Esfinge e fogo- Nesse ritual, o boneco é feito para se caracterizar-se de uma certa pessoa é queimado, e intenção é destruir a pessoa que representada.

A magia negra trouxe ao país conflitos violentos, por isso ela é proibida. Sendo assim, os bonecos de vodu ganham uma versão mais suavizada e esotérica diferente da verdadeira tradição africana.
Dizem que os bonecos usados pelo um bruxo facilitam o direcionamento da magia, fazendo assim a pessoa sentir tudo que é feito com o boneco.


Mortes estranhas sem explicação logo são dadas como vodu. De fato, tem gente que acredita mesmo no vodu, como o Haitiano, no qual ainda pratica algo da técnica. Turistas e pessoas famosas vão até lá para consultar o VODU.
No Haiti eles vieram da cultura DAOMÉ, e os negros trazidos para o Brasil eram da Nigéria. Por isso que o vodu não é praticado em nenhuma religião de nosso país. Apenas 12% da população africana acreditam nas antigas crenças. O resto da população foi influenciado pelos colonizadores.


Tem até uma “receitinha” para confeccionar os bonecos( obs: não façam, só estou pondo aqui para informar e não ensinar e por esse motivo eu não vou por o resto do tutorial em que vai o sangue e tals, não qro ver ninguém matando galinha)
Os materiais são:
-barro
-9 alfinetes
-sangue de galinha(usado na escrita)
-terra de cemitério
-pedaços de unha e cabelo da futura vítima
-pincel
-um pedaço de pano com sangue da futura vítima
-linha preta
-pedaço de pano preto
-galhos parecidos com palitos de dentes, retirados de uma árvore seca

Comece o ritual a meia noite, de quinta ou sexta feira que são os dias méis recomendados.

Misture o barro a terra de cemitério e mistura bem até ficar homogênea, então comece a confeccionar as partes do boneco. Cabeça, nariz e use duas argolinhas para os olhos.

Lembrando que o corpo deve conter uma cavidade

Então espete os galhos no corpo e pescoço para dar sustentar o corpo. Deve moldar também os órgãos genitais.

Os cabelos e unhas você botará na barriga do boneco, e o sangue da galinha se usará no ritual de sexta feira

Por ter várias maneiras de ser feito o ritual, eu postarei no futuro uma maneira para o ritual







O vodu é praticado a noite numa cabana chamada Haumfort, são feitos nas paredesdesenhos de símbolos divinos, que são: A serpentes de Aida Oueda, o coração quadriculado de Erzulie, o Barco de Agouet-Arrroyo, e símbolos dos Oguns, e o nome do sacerdote, um tipo de pai de santo, denominado Hougan. E é claro, não poderia faltar as imagens dos santos católicos.(pois o vodu também tem influência dos católicos)
No altar, encontra-se um recipiente contendo o Damballah, uma serpente. No chão, contém armas simbólicas de orixás, assens africanos, e vasos (govis) que contem os espíritos das divindades..
O ritual se inicia com a sacerdotisa (manbo), possuída pela serpente (Loa) ela se contorce,e o espírito fala através dela, e cada fiel , dá suas oferendas. No ritual o sacrifício de pequenos animas como; galinha, bode, por exemplo.. . Todos das as vezes que a cerimônia é feita, cada um promete manter os segredos do VODU, é se a promessafor quebrada, a pena de uma maldição alcançará suas cabeças.O encerramento do ritual é feito com uma dança macabra, onde todos gritam, se agitam tanto que chegam a rasgarem suas roupas e ferir a sí mesmo. deixando assim entrarem em ÊXTASE, contato direto com a Loa. Esta é a principal característica do VODU, a possessão dos fies.






Repare na cabra morta ao lado








sacerdotisa possuida(olhe o pombo na suam mão)




























Homem possuido


Santos do Vodu

OBATALÁ - Virgem Maria das Mercês ALEGUÁ - Almas do Purgatório JIMÁNGUAS - não tem similar no catolicismo O Grande Orixá IFÁ - não tem similar no catolicismo (Deus das coisas ocultas) ERZULIE, Deusa da fecundidade, (nasceu no Haiti)
IBO-LELÉ, AGOUETARROYO, SIMBY-EN-DEUX-EAUX, BARON-SAMEDI (Deuses dos mortos e dos cemitérios, orixais favoritos da Magia Negra) LEGBÁS, Orixa das esquinas e despachos, equivalente ao Exú no Brasil HEVIOSSOS, Deus dos raios e trovões, equivalente ao XANGÔ dos Iorundas, Brasil
No VODU da República Dominicana temos;
PAPÁ LEGBÁ MACUTÉ, similar ao Santo Antônio OGUN BALENYON, similar ao São Tiago PAPÁ PIER, São Pedro CANDELO SEDIF´, São Carlos e Candelária BELIÉ BELCAN , São Miguel RAFAELO, São Rafael FILOMENA, equivalente a santa Filomena LA VIEJA MAMBÓ, Santa Ana MAMITA MAMBÓ, Santa Ana
Estes são apenas os principais^^















damballah serpente usado no Haumfort

Curiosidades
No filme brinquedo assassino, Chuck usa um ritual de vodu para transferir sua alma para o boneco. E depois mata o seu mestre com um boneco de vodu
Um vídeo sobre o vodu no Fantástico

















Fonte:sobrenatural

1 comentários:

  1. Thiago disse...

    Voodoo e Hoodoo são completamente diferentes

2leep