Prato escocês com vísceras e bucho de carneiro: Haggis


Haggis é um prato tradicional da cozinha escocesa. A sua apresentação em banquetes reveste-se sempre de um carácter de pompa: é servido ao som das gaitas de foles e cortado com uma espada pelo alto dignitário da mesa. O haggis consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia e as vezes cebola e temperos. Difere dos maranhos portugueses pelo fato de o bucho ficar inteiro.
O haggis lembra muito a buchada de bode, prato típico da culinária nordestina brasileira. è tão famoso na escócia, que também pode encontrá-lo enlatado.
Um haggis pode ser feito da seguinte manira, com os ingredientes bem bizarros:

Ingredientes:

Estômago, coração, fígado e pulmões de uma ovelha
4 a 5 cebolas
2 xicaras de grãos de aveia tostado
450 g de banha, gordura animal
sal
pimenta
pimenta cayenne
sumo de um limão
molho de carne, pode ser feito com o próprio liquido do Haggis

Preparo:

Lava-se muito bem o estômago e vira-se do avesso. Raspa-se bem estar parte, porque vai receber o recheio. Para facilitar, pode-se deixar de molho, em água com sal, de um dia para o outro
depois de lavar os "miúdos" da ovelha, fura-se o coração e o fígado para remover o sangue o máximo possível
Ferve-se tudo um pouco, deixando a traqueia de fora da água. Passados alguns minutos muda-se a água e deixa-se ferver durante uns bons 30 minutos
Corta-se o fígado ao meio e reserva-se uma das metades. O resto corta-se tudo muito fininho. Mistura-se a carne com a aveia, as cebolas e a gordura animal. Em seguida, e apenas agora, corta-se também o resto do fígado finamente, pode-se até moer, e junta-se a este preparado. Corrigem-se os temperos e recheia-se o estômago, com cuidado para este não rebentar. É importante ter em atenção que o cereal, a aveia, vai expandir. Adicionar o sumo do limão e fechar o estômago muito bem, não deixando muito ar lá dentro.
Você pode fazer pequenas ou grandes bolas de haggies.
Quanto ao cozimento, é preferível que se cozinhe na água onde se ferveram o coração, o fígado e os pulmões. Deixa-se ferver por mais três horas! Servir com molho de carne de sua preferência.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Delicia ja comi buchada de bode e é muito bom parabéns pela publicação

2leep