Ghoul


O ghoul (ghul ou ainda ghol) é um monstro que pretica o canibalismo na mitologia árabe antiga que habita cemitérios e outros locais inacessíveis. Seu nome original é الغول:ghūl, que significa demônio. O ghoul é um gênio árabe que pde mudar de forma. Geralmente é traduzido para o português brasileiro como carniçal.
Seu nome no gênero feminino é "ghouled", e o plural é "ghilan". Ghoul então é o nome de um gênio habitante de desertos que é comedor de cadáveres e que muda de forma para atrair suas presas. Ele é citado também no Alcorão.
A estrela Algol tem seu nome originário da criatura.

No Irã
Já na mitologia iraniana, ghouls são bestas semelhantes com os humanos, apenas maiores e mais ameaçadoras, mas não necessariamente ruins. Muitos falantes da língua farsi se referem a ghuls como sendo pessoas altas (não sendo necessariamente um insulto).
Referências fictícias
Literatura
Os ghouls são citados nos poema do Poeta Lord Byron “The Giaour” #1813#: “…Go - and with Gouls and Afrits rave; / Till these in horror shrink away…”

Há referência a esta criatura mitológica na clássica obra da literatura árabe, "As Mil e Uma Noites", da qual se retira a seguinte partes: "Não ignorais que as goules de um e de outro sexo são demônios errantes. Vivem geralmente nas ruínas, de onde se lançam de repente sobre os transeuntes, a quem matam e cuja carne devoram. Quando estes faltam, vão de noite aos cemitérios para alimentar-se da carne dos mortos" [GALLAND, Antoine. As Mil e Uma Noites. Trad. Alberto Diniz. v. 2, Ediouro, 2002, p. 377].
Nos contos de H. P. Lovecraft se tem uma ótima retratação desses seres, suas feições são caninas, possuem pele escamosa e pelos em algumas partes do corpo, costumam andar em grupos organizados e não são seres totalmente das trevas, já que podem fazer amigos humanos e ajuda-los. Geralmente os humanos que tem amizade com eles costumam se transformar em Ghouls naturalmente.
Na novela de Bram Stoker Drácula, o personagem Reinfield, que foi hipnotizado pelo vampiro para ser seu servo é muitas vezes definido como tendo características de um ghoul.
Os Morlocks são espécies mitológicas de ghouls canibais que aparecem em vários contos de RPG.
Em As Crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis, feios e perigosos ghouls estão na Mesa de Pedra com a Feiticeira Branca na morte de Aslam. No filme de 2005, os ghouls se caracterizam como orcs pequenos e pálidos que carregam lanças.
Em Harry Potter, ghouls são criaturas inofensivas que vivem em casas de bruxos, fazendo barulho e ocasionalmente grunhindo. O contexto sugere que, no universo de Harry Potter, ghouls são animais e não humanos. Na versão brasileira, ghouls são chamados "vampiros".


No livro Os ritos do Dragão de Greg Stolze, Drácula refere se a si como ghoul, pois é assim que os muçulmanos chamam as criaturas semelhantes a ele.

Folclore Brasileiro
Existe o mito da criatura chamada de Papa-Figo, "figo" no sentido de fígado. Um homem idoso que perambula pelos cemitérios à noite, violando túmulos para se alimentar dos fígados dos cadáveres.
Jogos e Televisão
O filme britânico The ghoul, de 1933, conta a história de uma besta egípcia que tem algumas relações com o deus Anúbis.
A série Sobrenatural no episódio 4x19 (O Irmão) os ghouls são mostrados como criaturas das sombras, que se alimentam de cadáveres e eventualmente de gente viva e que após se alimentarem assumem a forma e as lembranças do defunto do qual se alimentaram.
No mangá Rosario+Vampire o personagem principal, Tsukune, se transforma em um Ghoul após receber o sangue da vampira Moka. Aqui eles tomam características semelhantes às dos vampiros.
No jogo Tibia, Ghoul são seres que os jogadores o assimilam a um tipo de zumbi, é tachado como um Undead(Morto-Vivo)
No jogo Warcraft 3 e nos outros da série, ghouls são seres canibais e os monstros básicos da raça dos Mortos-Vivos (Undead).

0 comentários:

2leep