Agosto o Mês do Diabo



O mês agosto é conhecido como o mês do desgosto. Não se sabe qual a origem exata desta crendice. Sabemos que foram os romanos que chamaram ao oitavo mês do ano de Agosto em homenagem ao imperador Augusto. Até os romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus de Roma expelindo fogo pelas ventas.

É no mês de agosto especificamente no dia 24 que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). As conversões ao cristianismo que ele promoveu na Armênia, provocaram a inveja dos sacerdotes locais, fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (em 24 de agosto de 51 d.C)














São Bartolomeu (repare no capeta no seus pés)





























Massacre do dia 24/08


Esta data também ficou gravada na História, quando em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre da noite de São Bartolomeu. Esta matança praticamente dizimou os huguenotes.



Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal, não por tanto, que esta data é considerada o “dia do Diabo”: Quando Jesus deu sua promesa que iria dar a Pedro as chaves que ligava e desligava as coisas do céu (Mateus 16:19) e logo em seguida chama Pedro de Satanás - “Jesus disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás!” (Mateus 16:23). Assim como foi prometido, Pedro passou a ter as chaves do céu e do inferno. De acordo com a lenda é em agosto que o inferno é aberto por ele e no dia 24 o próprio Diabo é libertado. (de onde originou-se expressão “o Diabo está solto). Ficando como função para São Bartolomeu, colocar o Diabo novamente no Inferno.



No Brasil 24 de agosto é dia de todos o Exus no candomblé. Exus são orixás mensageiros, toda hora associados aos demônios pelos católicos e evangélicos.

O dia da sogra é comemorado em 28 de abril, porém, a popular tradição nordestina prefere comemorar a sogra no dia em que o Diabo se solta do Inferno, 24 de agosto.

Uma tradição portuguesa era não se deve casar em agosto . A Crença que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses já foi trazida em ditado popular :"Casar em agosto traz desgosto' .

A única data nefasta que poderia ser comparada ao “dia do Diabo” segundo os supersticiosos, seria uma Sexta-feira 13,em agosto, noite em que as bruxas se associam a magia-negra e a demônios. Neste ano de 2010, em Montalegre, Portugal, a data vai ser comemorada em grande estilo.

0 comentários:

2leep