Gloomy Sunday- Música do suicídio

A canção Gloomy Sunday (Domingo Triste) tenha sido interpretada por inúmeros cantores embora Billie Holiday que popularizou-se em 1941. de acordo com a lenda urbana, esta canção incentivou centenas de suicídios. A canção era conhecido como "canção de suicídio húngaro" nos Estados Unidos. de fato o seu autor, suicidou-se em 1968, mas a maioria dos rumores da canção é infundada e eles foram reproduzidos como uma campanha de marketing deliberada.(assim como a lenda urbana do fofão) Letra

"Gloomy Sunday" Gloomy domingo com cem flores brancas
Eu estava esperando por você meu querido com uma oração
Uma manhã de domingo, perseguindo meus sonhos
O transporte de minha tristeza de volta para mim sem você
É desde então que meu domingo foi triste para sempre
Minha única bebida, minhas lágrimas de tristeza pão...

Gloomy Sunday
Este domingo passado, meu querido por favor, venha me
Vai haver um sacerdote, Zé do caixão catafalque e um winding-sheet
Lá ' será flores para você, flores e um caixão
Sob as árvores blossoming será minha última viagem
Meus olhos será abertos, para que eu pudesse ver por última vez
Don ' t ter medo dos meus olhos, eu sou abençoando você mesmo na minha morte...
«O último domingo»
László Jávor, tradução literal
Eles têm sido um monte de lendas urbanas sobre a canção há anos, o mais conhecido é que que diz que a canção está ligada ao suicídio diversas pessoas, que por esse motivo, várias estações de rádio proibiram sua transmissão. No entanto, estas alegações são infundadas.
Em 1968, o compositor da música, cometeu suicídio, saltando de uma janela de seu apartamento em Budapeste. Seu obituário no The New York Times menciona a notória reputação da canção:
Budapeste, 13 de Janeiro. Seres Rezsoe, cuja canção dirge-como bate, "Sombrios domingo" foi responsável por tocar a onda de suicídios no período de trinta anos, terminou sua vida como ao suicídio que foi aprendido hoje. Autoridades divulgado hoje que o Sr. seres saltou de uma janela de seu apartamento pequeno no domingo passado, após de seu aniversário sessenta e nove anos.
A década de trinta foi lembrada por severa depressão econômica e a agitação política que estava a conduzir a segunda guerra mundial. O amigo de Seres, Ladislas Javor, poeta, disse sobre a música o seguinte: "meu coração e eu decidi acabar tudo." Ele foi responsabilizado por uma grande onda suicídios e funcionários húngaros finalmente proibi-la. Na América, onde Paul Robeson traduziu para uma versão em inglês, ela tocou em algumas estações de rádio e discotecas mas depois dos suicídios elas foram proibidas.
Sr. Seres queixou-se que o sucesso do "Dia sombrio" na verdade, deixou-o infeliz, porque eu sabia que eu nunca seria capaz de escrever uma segunda batida.
O New York Times, 14 de Janeiro de 1968. Em 1997 Billy Mackenzie, vocalista escocês do The Associates suicidou-se na casa de seu pai em Dundee. Curiosamente, a banda tinha cantdo versão da música em 1982
Explicação da lenda urbana é esplicada em um artigo atribuído a "MacDonald D.P."entitled"Overture de la Muerte", o texto foi publicado em uma infinidade de sites. De acordo com o site Phespirit artigo foi originalmente publicado por ' Justin e do Angi site para popularizar seu extinto "sombrios domingo Radio Show". A introdução do artigo lê:
Esta mensagem foi enviada para nós por um visitante ao nosso web site. Há algumas boas informações históricas sobre a canção misturada com algumas informações de reputação mais duvidosa. As contas começam a tomar sobre a sensação de email pornográfica cadeia carta depois de um tempo, mas, em seguida, às vezes, verdade é realmente estranha que a ficção. A história ler um pouco como o script do segmento de universo estranho! Assim tome isso com um grão de sal... O texto [supostamente] foi citado pela Cincinnati (sic) Jornal de c. Na cultura popular
A canção foi regravada por Heather Nova, Beth Gibbons, Elvis Costello, Björk, Sarah Brightman, Sinéad o ' Connor, Diamanda Galás, Lydia Lunch, Paul Whiteman, Emilie Autumn, Christian Death, entre outros.
O argumento da filme Espanhol a caixa kovak (2007) Daniel Monzón gira em torno desta canção. Um escritor é capturado em Palma de Maiorca com um grupo de pessoas que um microchip que obriga-os a cometer suicídio quando ouvem a música Gloomy domingo instalou-los. A música é tocada durante o filme por Lucía Jiménez.
Christina Ricci canta esta canção em uma cena do filme Porque os homens choram.
A canção é cantada no início do filme a lista de Schindler.
Também está presente no filme Gloomy domingo - und Ein Lied von Liebe Tod.
A música aparece no início do episódio de Os Simpsons Treehouse of Horror XVII.
2005 Aaron Funk, mais conhecido como Snares veneziano, gravou o álbum Rossz csillag alatt született. A terceira música deste álbum, intitulado Öngyilkos vasárnap (traduzido do idioma húngaro "Suicide domingo"), é um remix de Gloomy domingo de Billie Holiday.


cena do filme 'Porque choram os homens' :

0 comentários:

2leep